Na maior parte, vou tentar comentar e indicar filmes que estejam um pouco fora do circuito comum, pra trazer algumas novas e diferentes opções. E como gosto de filmes antigos também, alguns vão aparecer.
Lógico que nem sempre as opiniões valerão para todos... cada um realmente tem gosto e interesse diferentes!
Vossos comentários e opiniões serão bem vindos!

Um forte abraço e um aperto de mão leve...

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CISNE NEGRO - 2010

Aronofsky acerta mais uma vez e em cheio!


Que filme! Isso é o que você dirá quando subir os créditos finais...
Da nova safra de diretores, sem dúvida, Aronofsky está entre os melhores. Sua filmografia não tem filme mediano! Sempre acima da média. Pi, Requiem para um Sonho (esse é marcante), Fonte da Vida e O Lutador... e agora este Cisne Negro que, inclusive, já teve indicações para o Globo de Ouro e está bem cotado para indicações ao Oscar também. Indicação de melhor atriz para Natalie Portman é certeza! Uma das melhores atuações que vi nos últimos tempos.
Pra começar, seria interessante classificar o filme como uma mistura de drama e suspense psicológico, visto que algumas cenas certamente irão assustar. Na história, Natalie Portman é uma bailarina extremamente profissional que consegue o papel principal no famoso "Lago dos Cisnes". Nesta peça, ela representará dois papéis, o cisne branco e o cisne negro. Ela interpreta perfeitamente o cisne branco, porém, o cisne negro, que representa o lado do mal, ela ainda está longe da perfeição. E como ela é uma bailarina muito técnica, porém, extremamente reservada e tímida, ela precisará urgentemente de uma mudança pessoal radical pra conseguir interpretar o lado negro. E esta busca pela perfeição poderá e mexerá com sua sanidade. Este é o básico da história pra você descobrir o resto sozinho.
Se em O Lutador, Aronofsky conta uma história pós-fama de um lutador de luta-livre decadente, em o Cisne Negro faz o contrário, mostra a ascensão de uma bailarina em busca do reconhecimento. Ambos focam em relacionamentos familiares, mas, as semelhanças param por aí. O Cisne Negro é sombrio e perturbador mostrando uma relação mãe e filha que beira a loucura.
E além de uma história belíssima sobre conflitos internos e externos, o que falar sobre a realização do diretor? Tudo se encaixa... a trilha sonora, a atuação perfeita do elenco, a movimentação da câmera que segue a protagonista e o crescimento da trama, ora dramática, ora assustadora, levam o filme a um patamar muito acima, colocando-o, sem dúvida, entre os melhores de 2010.
http://www.imdb.com/title/tt0947798

6 comentários:

  1. Não vi ainda e estou com grande expectativa para ver. Gostei da comparação com O Lutador. Vou conferir! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Já vi e realmente é fantástico. Natalie Portman deve ser uma das favoritas ao Oscar por esse filme.

    ResponderExcluir
  3. O filme é um dos melhores suspenses psicológicos que eu ja vi! Muito bom mesmo!

    E só eu percebi que a fotografia do filme é toda em preto e branco? Achei isso sensacional!!

    Recomendo! =)

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti e é bom mesmo, um dos melhores que eu já vi!!..

    ResponderExcluir
  5. O melhor é que tem cena de sexo entre as protagonistas heuehueheu

    ResponderExcluir
  6. Esse filme é muito bom. Ponto.

    ResponderExcluir