Na maior parte, vou tentar comentar e indicar filmes que estejam um pouco fora do circuito comum, pra trazer algumas novas e diferentes opções. E como gosto de filmes antigos também, alguns vão aparecer.
Lógico que nem sempre as opiniões valerão para todos... cada um realmente tem gosto e interesse diferentes!
Vossos comentários e opiniões serão bem vindos!

Um forte abraço e um aperto de mão leve...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SHERLOCK HOLMES - GAME OF SHADOWS - 2011

A sequência supera o original de várias formas.


Quando saí do cinema, ao ver o primeiro Sherlock Holmes dirigido pelo Guy Ritchie, diretor que marcou merecidamente o cinema de ação com Snatch - Porcos e Diamantes e Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, pensava ter visto um bom filme deste gênero e me dei por satisfeito. Deixei um pouco de lado o fato de que este detetive fez fama por resolver seus casos quase sempre com sua percepção aguçada, ao invés do uso de força. Assim acompanhamos nos livros de Sir Arthur Conan Doyle.

Vamos combinar que nesta sequência, as cenas de ação, impecáveis por sinal, não faltam e voltam a dar o ritmo alucinante do primeiro, graças ao mesmo diretor. E mesmo que Holmes use muito de seu intelecto distinto, em boa parte do filme, acaba resolvendo a outra parte exageradamente na porrada mesmo. Isso chega a frustrar um pouco quem realmente aprecia o personagem. Então, se considero o Holmes dos livros bem mais interessante, porque estou recomendando este filme? OK, vamos lá... Em primeiro lugar, a história nesta sequência é bem melhor elaborada do que a primeira e as ligações com os personagens do autor são mais significativas. Em segundo lugar, temos a presença poderosa de um verdadeiro vilão, Profº Moriarty, que rouba as cenas em que aparece. Somente a presença dele, o único personagem capaz de rivalizar intelectualmente com Holmes, já gera uma enorme tensão em cada encontro entre eles. Muitos dos diálogos são memoráveis.

Sobre a história do filme, vale uma passada breve apenas para situar quem for assisti-lo. O famoso detetive Sherlock Holmes, junto ao seu parceiro Dr Watson que está prestes a se casar, descobre um plano engenhoso, elaborado pelo Profº Moriarty, que tem como base iniciar nada menos do que uma guerra mundial.

Desde garoto gostava de histórias de mistério e li a maioria dos contos de Sherlock Holmes. Escrevo contos porque o autor, Conan Doyle, não escrevia longas histórias com o detetive, apenas em algumas exceções. Acompanhei mais pra frente, nos anos 90, a série inglesa que adaptou quase todas suas histórias e, recentemente, venho acompanhando também uma nova série da BBC chamada Sherlock, que recomendo, pois é de altíssima qualidade. Nessa nova série, o detetive e o Dr Watson vivem na Londres atual, com celular, internet, blogs, twitter, facebook... Isso já não gera uma certa curiosidade para assistir?

Com relação aos dois filmes do Guy Ritchie, o primeiro e este, um dos pontos mais interessantes de Holmes, que é sua habilidade em decifrar pessoas em segundos, é deixada de lado. O famoso personagem usa mais sua sabedoria para descobrir saídas ou antecipar movimentos de um oponente, confesso que essa parte é bem interessante e inédita nos livros, mas, ainda assim, a parte intelectual deveria ser mais explorada em geral. Apesar disso, o filme tem muitas qualidades. A história é muito bem construída e, quem leu o conto chamado "O Problema Final", notará algumas semelhanças, principalmente no final. Aliás, o desfecho é um dos pontos altos do filme, até porque deixa de lado um pouco a ação e dá preferência ao jogo mental entre os dois oponentes.

Não dá para negar a qualidade das cenas de ação em câmera lenta, marca do diretor, que são visualmente espetaculares e a ambientação européia do final do século 19. Vale também mencionar por fim o ator que interpreta Moriarty, Jared Harris, Sua atuação é espetacular e rouba mesmo todas as cenas que duela com Holmes, em minha opinião. Infelizmente, não foi tão comentada como deveria.

Bom, só para concluir, talvez valha mais encarar o personagem do filme com outros olhos em relação ao dos livros. Desta forma, você verá um entretenimento de primeira. Ainda está sendo exibido em grande circuito e tem potencial para agradar os mais e os menos exigentes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário