De volta aos clássicos! Revi ontem este que é um dos grandes clássicos do faroeste, ou, western se preferir. Na sua época, ganhou algumas estatuetas do Oscar e teve indicação para melhor filme, mas, não levou. É um filme realmente especial. Quem não teve a oportunidade de assistir e gosta de filmes antigos, esse é obrigatório! Não à toa é considerado um dos maiores filmes de western já realizado.
O nome original (nada a ver com Matar ou Morrer) é High Noon que traduzindo significa meio-dia. Este é o horário do trem que trará de volta o maior inimigo do xerife de uma cidadezinha pacata do Velho Oeste... sim, uma cidadezinha pacata do Velho Oeste! Isso é clássico!
Na história, o xerife Kane, que acabara de se casar, recebe a notícia de que este velho inimigo estará de volta a cidade, após anos de prisão, no trem do meio-dia. E, se não bastasse o vilão, 3 de seus também famosos aliados estarão na cidade. O xerife deve então se preparar para este confronto iminente, até porque já sabe que eles buscam vingança e ele será o alvo. Então, sai a procura de moradores que estejam dispostos a ajudá-lo neste confronto, porém, a tarefa não será fácil. Os vilões são vilões mesmo, daqueles que impõem medo em quase todos os habitantes da cidade.
Rodado em P&B e praticamente em tempo real, o filme mostra a última hora que precede o ataque destes inimigos. E isso gera uma tensão que, gradativamente, vai se tornando ainda maior enquanto se aproxima o horário do encontro final.
O faroeste que tinha nos anos 50 e 60 sua época de ouro, tem nesse filme um dos melhores que já vi do gênero. E rever um grande clássico é sempre uma boa opção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário