Na maior parte, vou tentar comentar e indicar filmes que estejam um pouco fora do circuito comum, pra trazer algumas novas e diferentes opções. E como gosto de filmes antigos também, alguns vão aparecer.
Lógico que nem sempre as opiniões valerão para todos... cada um realmente tem gosto e interesse diferentes!
Vossos comentários e opiniões serão bem vindos!

Um forte abraço e um aperto de mão leve...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CIDADE DOS SONHOS - 2001

Pra quem já viu, reveja mais e mais vezes!


Nem passava pela minha cabeça escrever sobre esse filme, até por ter sido, durante estes 10 últimos anos, extremamente explorado por críticos e espectadores em geral. O que mais poderia escrever que já não tenha sido escrito? Nada de novo. Somente lembrar a existência dele. E nem tenho a intenção de dizer que desvendei os enigmas do filme. O que acontece é que revi o filme neste último final de semana, pela quarta vez, e, por incrível que pareça, a cada vez que o vejo, fico mais impressionado. Pra mim, sem dúvida, é uma das mais importantes realizações do cinema nesta década, ou na passada, se preferir, até porque já estamos em 2011. Alguns podem concordar, mas, muitos outros certamente discordarão. Talvez o interesse maior que eu tenha pelo filme seja porque filmes subjetivos, polêmicos e sem respostas fáceis me agradam e muito.
Aqueles que não apreciam o filme, talvez não tenham a paciência de tentar ir mais a fundo e brincar com possíveis interpretações, sem medo de viajar completamente. E, como acontece na maioria dos filmes de David Lynch, o espectador nunca sai satisfeito no final do filme... ou porque não entendeu, ou porque sabe que de alguma forma, por mais estranho que pareça, aquilo tem um significado. E quando descobrir que muito disso fez sentido, o prazer será ainda maior!
Pra quem ainda não viu, o filme pode gerar algum desconforto pelas cenas estranhas e pela narrativa não linear e confusa. No básico do filme, a personagem de Naomi Watts vive uma aspirante a atriz, recém-chegada a Hollywood, com o sonho de ser uma celebridade. Ao chegar na cidade, ela encontra uma mulher que acabara de sofrer um acidente de carro e, a partir daí, começa a se envolver em situações surreais. Homens de uma espécie de máfia do cinema, um assassino profissional desajeitado, um cowboy, um mendigo, só pra citar a mistura de personagens que aparecerá. E qual a ligação deles com a protagonista? O que é real? O que não é? Sem estragar mais a história, para quem não viu ainda, o bacana será tentar ligar os pontos no final, mesmo que alguns destes pontos não vão ligar mesmo!
Sinceramente, já li diversas interpretações do filme e tenho as minhas próprias na cabeça. Mas, confesso que muitas coisas ainda geram dúvidas... aliás, é o que mais interessa no cinema de Lynch, pois, ele mesmo adora gerar essas dúvidas. No livro dele "Águas Profundas", entre vários comentários sobre meditação e cinema, ele comenta sobre a caixa e a chave, talvez os dois objetos mais enigmáticos do filme. O interessante é que ele, segundo suas próprias palavras, diz que não faz ideia do que representam estes objetos. Ou seja, são interpretativos, porém, ele não tem interesse em deixar claro o que significam.
Enfim, só para concluir, pra quem já viu o filme uma ou duas vezes, veja de novo... tenho certeza que será ainda melhor! Sempre vai haver espaço para novas descobertas.
Um filme fascinante!
http://www.imdb.com/title/tt0166924

Nenhum comentário:

Postar um comentário