Na maior parte, vou tentar comentar e indicar filmes que estejam um pouco fora do circuito comum, pra trazer algumas novas e diferentes opções. E como gosto de filmes antigos também, alguns vão aparecer.
Lógico que nem sempre as opiniões valerão para todos... cada um realmente tem gosto e interesse diferentes!
Vossos comentários e opiniões serão bem vindos!

Um forte abraço e um aperto de mão leve...

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O ANJO EXTERMINADOR - 1957

O cinema surreal clássico de Luis Buñuel.


Para quem aprecia surrealismo e cinema juntos, o nome é Luis Buñuel. Influente e reverenciado por muitos cineastas e cinéfilos, fez seu primeiro filme, O Cão Andaluz, ainda na época do cinema mudo. Foi sua porta de entrada para a sétima arte e um dos mais lembrados filmes surreais de toda a história do cinema. Na realidade é um curta metragem que apresenta cenas incomuns, sem ligação aparente, e não chega a vinte minutos. Uma grande viagem que gerou forte repercussão na época, realizada em parceria com Salvador Dalí, outro artista surrealista.

Entre outros inúmeros filmes surreais que fez após este primeiro, em 1957 fez O Anjo Exterminador, também seguindo a mesma linha, mas bem mais palatável. De qualquer forma, é mais um exemplo de seu cinema diferente que, desta vez, coloca os personagens em um único cenário, durante quase todo o filme. Na verdade, o que vale mesmo é falar o menos possível da história para que seu desenvolvimento seja surpreendente para quem assiste.

Para resumir a história, um grupo de pessoas da alta sociedade é convidado para um jantar comum, como qualquer outro que costumam participar. Só que após o jantar, sem qualquer explicação, os convidados não conseguem sair de uma determinada sala... Aparentemente nada os impede de sair, mas eles simplesmente não conseguem.

Talvez, ao invés de fazermos análises intelectuais, entender analogias, simbolismos ou se o tom do filme é político, vale mais acompanhar o desenrolar da história, sem aquele instinto de tentar decifrar as mensagens nas entrelinhas. É curioso ver pessoas da alta sociedade deixarem de lado a etiqueta e a máscara quando colocados em situações extremas...

Uma curiosidade: para aqueles que já assistiram o último filme do diretor Woody Allen, Meia-noite em Paris, lá existem inúmeras referências e brincadeiras com vários artistas de diversas áreas... Escritores, pintores e cineastas. E na história deste filme, Owen Wilson, o protagonista, encontra estes artistas pessoalmente no passado. Um dos mais engraçados encontros é quando ele encontra Luis Bunuel e brinca com a história do O Anjo Exterminador.

Não está entre os mais conhecidos do diretor como A Bela da Tarde ou O Discreto Charme da Burguesia, mas vale a pena procurar nas locadoras de acervos maiores ou pela internet mesmo. O cinema de Buñuel é, no mínimo, interessante.

http://www.imdb.com/title/tt0056732


3 comentários:

  1. Já vi esse filme, é muito bom, é um pouco cansativo, mas depois que vc "pega o jeito" do filme, fica interessante...Não sabia que Meia noite em paris tinha referência de O Anjo exterminador, vou assistir, obrigada pela dica :)

    ResponderExcluir
  2. Pois é. E é bem divertido essa referência no filme do Woody Allen. Abs

    ResponderExcluir
  3. Gente,não sei se foi loucura minha , mas vi várias ligações desse filme com Lost. O fato de eles estarem presos e "ninguém ter ido procurar por eles".Algumas reações inesperadas , desconfianças e brigas sem motivos. Alguns personagens também tem a personalidade bem parecida.Acho que esse filme serviu um pouco como inspiração para os criadores de lost . :D

    ResponderExcluir