Na maior parte, vou tentar comentar e indicar filmes que estejam um pouco fora do circuito comum, pra trazer algumas novas e diferentes opções. E como gosto de filmes antigos também, alguns vão aparecer.
Lógico que nem sempre as opiniões valerão para todos... cada um realmente tem gosto e interesse diferentes!
Vossos comentários e opiniões serão bem vindos!

Um forte abraço e um aperto de mão leve...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O HOMEM DO LADO - 2009

Alto nível do cinema argentino.


Esse filme serve para comprovar mais uma vez que o cinema argentino está realmente bem à frente do brasileiro. Depois dos filmes recentes com Ricardo Darín, O Segredo dos Seus Olhos e Um Conto Chinês, além de outras produções argentinas bem interessantes nos últimos anos, O Homem do Lado é mais uma realização que indico sem pensar duas vezes. Não à toa, foi um dos principais premiados no Festival de filmes independentes de Sundance em 2010.

A história mostra uma relação conturbada de vizinhos. O protagonista é Leonardo, um designer industrial que mora com esposa, filha e empregada na única casa criada pelo renomado arquiteto Le Corbusier, em La Plata na Argentina. Leva uma vida com relativo sucesso profissional, mas seus relacionamentos familiares não andam muito bem, principalmente, com sua filha. A coisa desanda quando seu vizinho, Victor, resolve fazer uma janela de frente e bem próxima  à casa de Leonardo, tendo início a briga entre vizinhos.

A ótima cena inicial, filmada em split screen (tela dividida), já mostra que a experiência será boa. Introduz de forma simples e original a história que virá a seguir. O filme tem roteiro bem estruturado e inteligente, personagens bem construídos  e bem detalhados. Leonardo é aquele típico profissional que pensa ser mais bem sucedido do que realmente é, do tipo sofisticado e artístico demais, mal-humorado, preconceituoso e metido. Em contrapartida, Victor é bem-humorado, brega e bruto. Essa oposição entre eles cria situações engraçadíssimas, mesmo que o filme seja essencialmente um drama.

Algumas cenas, como as discussões de Leonardo com sua esposa (cena da foto abaixo especificamente), a doação de uma "obra de arte" de Victor para que se reconciliem e  o momento em que Leonardo ouve em casa uma música experimental com um amigo, enquanto confunde com as marteladas da obra, são apenas exemplos realmente marcantes. E se não bastasse as diversas qualidades que percebemos durante o filme, ainda tem um desfecho memorável.

Como disse antes, é mais uma ótima realização do cinema argentino, em ótima fase faz tempo. Recomendadíssimo.

http://www.imdb.com/title/tt1529252

Nenhum comentário:

Postar um comentário