Na maior parte, vou tentar comentar e indicar filmes que estejam um pouco fora do circuito comum, pra trazer algumas novas e diferentes opções. E como gosto de filmes antigos também, alguns vão aparecer.
Lógico que nem sempre as opiniões valerão para todos... cada um realmente tem gosto e interesse diferentes!
Vossos comentários e opiniões serão bem vindos!

Um forte abraço e um aperto de mão leve...

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O HOMEM ERRADO - 1956

Hitchcock muda de gênero e também acerta. 


Não está entre as realizações mais famosas ou assistidas de Hitchcock, mas este O Homem Errado é um grande filme e merecia um destaque maior. O fato de ser o único filme baseado em fatos reais do diretor, talvez possa explicar um pouco seu menor valor entre seus apreciadores. Hitchcock, neste filme, foge de seu gênero preferido, o suspense, e faz um drama, literalmente. Pode ser diferente de grande parte de sua filmografia, mas o resultado final está no alto nível de outros clássicos que já fez.

A década em que realizou este filme foi uma década inspirada para o diretor, repleta de filmes marcantes como Janela Indiscreta, Pacto Sinistro, Ladrão de Casaca, Um Corpo Que Cai, a refilmagem de O Homem Que Sabia Demais, Intriga Internacional, Disque M Para Matar e ainda outros mais... Enfim, certamente uma década de grandes sucessos que fizeram com que este O Homem Errado, passasse um pouco despercebido por não seguir a mesma linha dos filmes citados acima.

A história como escrevi antes, é verídica e mostra o músico Manny, interpretado por Henry Fonda, que leva uma vida normal trabalhando à noite para sustentar seus dois filhos e esposa. Com dificuldades financeiras, suas contas aumentam quando sua esposa necessita realizar uma cirurgia odontológica. Para ajudar a pagar este gasto, recorre ao seguro de vida dela para conseguir um empréstimo. Quando chega ao local, para obter este empréstimo, é acusado de ser um assaltante que vem praticando roubos no bairro. A partir daí, sua vida e a de seus familiares mudam.

Diferente das tramas comuns de suspense, em que o ator principal busca o verdadeiro culpado, quando acusado de algo que não cometeu, o foco deste filme se direciona à mudança de rotina de Manny e como isso afetará as pessoas à sua volta. O filme deve muito de seu bom resultado final à atuação de Henry Fonda, um astro na época, que faz um trabalho impecável. Impressiona a forma como ele se mantém em um estado de choque contínuo e praticamente não sorri durante todo o filme.

Com Hitchcock em grande fase, falar bem da direção neste filme é o tal chover no molhado. Mesmo sendo um drama, não faltam momentos tensos bem encaixados a sua trilha sonora característica, que ajuda a manter esta tensão. É a realização cinematográfica mais realista que já fez, não só por ser baseado em fatos reais, mas pelas características e atitudes dos personagens. Posso dizer isso pelo menos em relação aos vários filmes que já vi do diretor.

Não faz parte dos mais lembrados filmes do mestre do suspense, mas é um filme essencial para os fãs e uma boa pedida para quem gosta de cinema antigo. Recomendado!

http://www.imdb.com/title/tt0051207  

Nenhum comentário:

Postar um comentário