Na maior parte, vou tentar comentar e indicar filmes que estejam um pouco fora do circuito comum, pra trazer algumas novas e diferentes opções. E como gosto de filmes antigos também, alguns vão aparecer.
Lógico que nem sempre as opiniões valerão para todos... cada um realmente tem gosto e interesse diferentes!
Vossos comentários e opiniões serão bem vindos!

Um forte abraço e um aperto de mão leve...

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

2081 - 2009

Curta-metragem que deixa aquele gosto de quero mais! 


Primeiro curta-metragem que escrevo e vale a recomendação. Confesso que não sou dos mais assíduos espectadores de curtas, mas, escrevo porque acho que vale a pena uma conferida neste 2081. O filme é baseado em um conto do Kurt Vonnegut, que já teve antes uma antiga adaptação para as telas de um livro seu chamado Matadouro 5. Confesso que ainda não assisti, mas, pretendo vê-lo em breve. Já procurei para ler um livro seu, sem sucesso, chamado Timequake que chamou minha atenção pela história. E esse 2081 não deixa de trazer, à princípio, uma história bem interessante.
Como Philip K. Dick, o Kurt Vonnegut escreve livros de ficção científica com críticas sociais... talvez o fato de explorar mais as críticas e menos a ação, comparando com Philip, fez com que poucos de seus livros tenham sido adaptados para o cinema.
Na história, estamos no ano de 2081, quando entra em vigor algumas leis que determinam que a população deve ser, obrigatoriamente, igual em todos os sentidos. Criam um comitê que irá controlar os novos rumos para a população. Os mais fortes devem usar pesos para se equipararem aos mais fracos, os mais bonitos usam máscaras e os mais inteligentes usam um aparelho que dispara uma espécie de alarme, caso tenham pensamentos mais inteligentes. Ou seja, as pessoas são niveladas, mas, não por cima.
O filme não chega a ter 30 minutos e esse é o tempo que o diretor tentará passar as mensagens do autor de forma convincente. A história é cheia de simbolismos, metáforas, críticas e é inegável perceber a mensagem do futuro repetindo o passado... o controle e a liberdade. Também vale mencionar a produção caprichada e a trilha sonora que deixa pra trás muitos longas que vemos por aí.
É muito interessante e, obviamente, como falei antes, você vai querer mais...
http://www.imdb.com/title/tt1282015

4 comentários:

  1. Grande Paulo, mandando ver nas criticas. Vou ver se baixo este curta pra assistir.

    Então, tem 2 filmes no circuito comercial que talvez você curta hein. O mexicano "A Tiro de Piedra" e o polêmico "A Serbian movie", pesado, na real nem sei se quero assistir hahaha

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Esse filme me fez pensar com o q acontece com o Brasil e a rede Globo...
    Hoje a Globo nos faz adorar o q eh ruim, idolatrar o q existe de pior... somos nivelados por baixo!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post! Seu blog está de parabéns, continue assim!
    Que tal ganhar um laptop, uma moto 0 km, e ainda conseguir um dinheiro extra sem sair de casa? Parece uma boa idéia não é? Então acesse http://www.frpromotora.com/44589066 e descubra como conseguir. Simples, fácil e rápido. Teste e conheça!

    ResponderExcluir
  4. Grande Helder! Valeu pelas dicas! Esse filme mexicano que falou eu não conheço e vou procurar. Agora, o Serbian Movie eu vi, mas, não gostei... por isso não escrevi sobre ele. Achei exagerado sem propósito. Mas, pode assistir sem medo, de repente, vc tem uma outra visão. Abs!!!

    ResponderExcluir