Na maior parte, vou tentar comentar e indicar filmes que estejam um pouco fora do circuito comum, pra trazer algumas novas e diferentes opções. E como gosto de filmes antigos também, alguns vão aparecer.
Lógico que nem sempre as opiniões valerão para todos... cada um realmente tem gosto e interesse diferentes!
Vossos comentários e opiniões serão bem vindos!

Um forte abraço e um aperto de mão leve...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CIDADE DOS SONHOS - 2001

Pra quem já viu, reveja mais e mais vezes!


Nem passava pela minha cabeça escrever sobre esse filme, até por ter sido, durante estes 10 últimos anos, extremamente explorado por críticos e espectadores em geral. O que mais poderia escrever que já não tenha sido escrito? Nada de novo. Somente lembrar a existência dele. E nem tenho a intenção de dizer que desvendei os enigmas do filme. O que acontece é que revi o filme neste último final de semana, pela quarta vez, e, por incrível que pareça, a cada vez que o vejo, fico mais impressionado. Pra mim, sem dúvida, é uma das mais importantes realizações do cinema nesta década, ou na passada, se preferir, até porque já estamos em 2011. Alguns podem concordar, mas, muitos outros certamente discordarão. Talvez o interesse maior que eu tenha pelo filme seja porque filmes subjetivos, polêmicos e sem respostas fáceis me agradam e muito.
Aqueles que não apreciam o filme, talvez não tenham a paciência de tentar ir mais a fundo e brincar com possíveis interpretações, sem medo de viajar completamente. E, como acontece na maioria dos filmes de David Lynch, o espectador nunca sai satisfeito no final do filme... ou porque não entendeu, ou porque sabe que de alguma forma, por mais estranho que pareça, aquilo tem um significado. E quando descobrir que muito disso fez sentido, o prazer será ainda maior!
Pra quem ainda não viu, o filme pode gerar algum desconforto pelas cenas estranhas e pela narrativa não linear e confusa. No básico do filme, a personagem de Naomi Watts vive uma aspirante a atriz, recém-chegada a Hollywood, com o sonho de ser uma celebridade. Ao chegar na cidade, ela encontra uma mulher que acabara de sofrer um acidente de carro e, a partir daí, começa a se envolver em situações surreais. Homens de uma espécie de máfia do cinema, um assassino profissional desajeitado, um cowboy, um mendigo, só pra citar a mistura de personagens que aparecerá. E qual a ligação deles com a protagonista? O que é real? O que não é? Sem estragar mais a história, para quem não viu ainda, o bacana será tentar ligar os pontos no final, mesmo que alguns destes pontos não vão ligar mesmo!
Sinceramente, já li diversas interpretações do filme e tenho as minhas próprias na cabeça. Mas, confesso que muitas coisas ainda geram dúvidas... aliás, é o que mais interessa no cinema de Lynch, pois, ele mesmo adora gerar essas dúvidas. No livro dele "Águas Profundas", entre vários comentários sobre meditação e cinema, ele comenta sobre a caixa e a chave, talvez os dois objetos mais enigmáticos do filme. O interessante é que ele, segundo suas próprias palavras, diz que não faz ideia do que representam estes objetos. Ou seja, são interpretativos, porém, ele não tem interesse em deixar claro o que significam.
Enfim, só para concluir, pra quem já viu o filme uma ou duas vezes, veja de novo... tenho certeza que será ainda melhor! Sempre vai haver espaço para novas descobertas.
Um filme fascinante!
http://www.imdb.com/title/tt0166924

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

127 HORAS - 2010

E você acha que já passou por maus momentos...


Ainda inédito aqui, este é o novo filme do Danny Boyle, talvez mais conhecido pelo Quem Quer Ser Um Milionário. Poucos se lembram que sua fama começou com dois ótimos filmes alternativos, Cova Rasa e Transpotting, e, devido ao seu talento, trabalha hoje com orçamentos bem maiores. E após o já citado e bem sucedido Quem Quer Ser um Milionário, lançou este 127 Horas que já concorreu em algumas categorias do Globo de Ouro e agora também tem indicações ao Oscar. E o filme é bom mesmo!
A história é simples e objetiva, porém, desesperadora! É uma história verídica sobre um alpinista, chamado Aron Ralston, que possui uma certa experiência, apesar de jovem, e costuma se aventurar sozinho escalando e descendo montanhas e canyons. Seu destino desta vez é o Blue John Canyon, só que, ao se aproximar do local, uma fatalidade acontece e ele fica preso... aí então iniciam-se suas 127 horas de luta contra o tempo.
O filme foca no protagonista e em como ele poderá prolongar suas horas de vida que parecem estar contadas. Já dá pra imaginar que dirigir um filme como esse não é pra qualquer um. Não deve ser fácil prender a atenção do público com um argumento tão simples. E ele consegue. E muito além disso, faz um filme marcante. Mantém a tensão até o fim enquanto alterna entre a sanidade e a insanidade de Aron, o que ajuda na composição do personagem. E esses momentos de horror e loucura de Aron, traz a ele uma espécie de redenção. As horas, que agora sobram para que ele repense em suas atitudes, serão importantes para que sua vida tenha um novo sentido, no caso dele sobreviver...
Algumas cenas podem até chocar um pouco, mas, nada que você não tenha visto pior em diversos outros filmes. E, além da belíssima fotografia, não se pode deixar de mencionar a excelente atuação do James Franco como protagonista... sem dúvida, é o seu melhor papel, até porque, na minha opinião, é a primeira vez que realmente se destaca em um filme de grande porte, mesmo tendo trabalhado em alguns outros filmes blockbusters. Sua atuação representa o filme e ele dá muito bem conta do recado.
Enfim, o filme está concorrendo ao Oscar em algumas categorias, está estreiando nos cinemas brasileiros e é uma ótima opção.
http://www.imdb.com/title/tt1542344

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

UM HOMEM MISTERIOSO - 2010

Último com George Clooney é lento, silencioso e muito bom!


É bom ver um ator de Hollywood que tinha tudo pra ganhar muito dinheiro sendo um astro de filmes blockbusters de ação, mas, escolhe filmes como esse The American... nome original do filme. Aliás, nome muito mais interessante e fiel do que o Um Homem Misterioso, que engana passando uma imagem de um filme de ação que não é.
Apesar do ator principal ser americano, o filme é europeu, não só pelas locações e pelo elenco, como também pelo estilo europeu de cinema... cenas lentas, tomadas longas e, mesmo assim, prende a atenção.
Na história, George Clooney é um criminoso profissional que, após seu último trabalho, é enviado para uma pequena cidade no interior da Itália para aguardar novas instruções. Nesta cidade, bem diferente da ação que costuma enfrentar, ele encontra tranquilidade e simplicidade, onde acaba se envolvendo com alguns moradores, contrariando as ordens de sua organização. A ironia já começa com a sua primeira amizade na cidade, um padre. Então, após longa e vencedora carreira criminosa, ele decide realizar seu último trabalho, porém, se desvincular do crime organizado não será tão fácil.
O filme, no geral, é daqueles que comunicam muito sem dizer muitas palavras. Tem menos diálogos que o comum, ou até diálogos curtos, e diz muito através dos olhares e sentimentos dos personagens. Os momentos silenciosos são ótimos e, no conflito interno do protagonista, que confuso tenta aliar seu mundo solitário aos novos relacionamentos, o filme tenta passar a mensagem. E, pra completar, vale mencionar o estilo e charme do filme, muito graças ao ambiente simples e elegante do interior da Itália.
Se você não cometer o erro que muitas pessoas cometeram, criar expectativa sobre um novo filme de ação com George Clooney, poderá apreciar muito mais este ótimo e surpreendente filme.
http://www.imdb.com/title/tt1440728

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CISNE NEGRO - 2010

Aronofsky acerta mais uma vez e em cheio!


Que filme! Isso é o que você dirá quando subir os créditos finais...
Da nova safra de diretores, sem dúvida, Aronofsky está entre os melhores. Sua filmografia não tem filme mediano! Sempre acima da média. Pi, Requiem para um Sonho (esse é marcante), Fonte da Vida e O Lutador... e agora este Cisne Negro que, inclusive, já teve indicações para o Globo de Ouro e está bem cotado para indicações ao Oscar também. Indicação de melhor atriz para Natalie Portman é certeza! Uma das melhores atuações que vi nos últimos tempos.
Pra começar, seria interessante classificar o filme como uma mistura de drama e suspense psicológico, visto que algumas cenas certamente irão assustar. Na história, Natalie Portman é uma bailarina extremamente profissional que consegue o papel principal no famoso "Lago dos Cisnes". Nesta peça, ela representará dois papéis, o cisne branco e o cisne negro. Ela interpreta perfeitamente o cisne branco, porém, o cisne negro, que representa o lado do mal, ela ainda está longe da perfeição. E como ela é uma bailarina muito técnica, porém, extremamente reservada e tímida, ela precisará urgentemente de uma mudança pessoal radical pra conseguir interpretar o lado negro. E esta busca pela perfeição poderá e mexerá com sua sanidade. Este é o básico da história pra você descobrir o resto sozinho.
Se em O Lutador, Aronofsky conta uma história pós-fama de um lutador de luta-livre decadente, em o Cisne Negro faz o contrário, mostra a ascensão de uma bailarina em busca do reconhecimento. Ambos focam em relacionamentos familiares, mas, as semelhanças param por aí. O Cisne Negro é sombrio e perturbador mostrando uma relação mãe e filha que beira a loucura.
E além de uma história belíssima sobre conflitos internos e externos, o que falar sobre a realização do diretor? Tudo se encaixa... a trilha sonora, a atuação perfeita do elenco, a movimentação da câmera que segue a protagonista e o crescimento da trama, ora dramática, ora assustadora, levam o filme a um patamar muito acima, colocando-o, sem dúvida, entre os melhores de 2010.
http://www.imdb.com/title/tt0947798