Na maior parte, vou tentar comentar e indicar filmes que estejam um pouco fora do circuito comum, pra trazer algumas novas e diferentes opções. E como gosto de filmes antigos também, alguns vão aparecer.
Lógico que nem sempre as opiniões valerão para todos... cada um realmente tem gosto e interesse diferentes!
Vossos comentários e opiniões serão bem vindos!

Um forte abraço e um aperto de mão leve...

quarta-feira, 19 de junho de 2013

SOUND OF MY VOICE - 2011

Mais um exemplo de cinema low budget com boas ideias


Após escrever e ser a atriz principal do inteligente A Outra Terra (Another Earth), que inclusive já foi escrito e comentado aqui neste blog, a atriz e roteirista Brit Marling traz para o cinema mais uma boa ideia em Sound of My Voice, seguindo mais ou menos a mesma linha deste filme anterior.

Ela, na verdade, já vem aparecendo em produções mais do mainstream (recentemente no A Negociação com Richard Gere e o Sem Proteção do Robert Redford), mas está deixando espaço para filmes mais inventivos, como é o caso deste aqui em questão. Vamos ver se continuará assim e que não seja apenas mais um rostinho bonito no cinema. Boas ideias ela tem.

A Outra Terra e Sound of My Voice, além de serem independentes e de baixo orçamento, também tem em comum a mistura de história sci-fi com apelos mais dramáticos. O low budget desta nova produção é mais uma vez compensado com a intensidade da narrativa, que não atinge o mesmo nível de A Outra Terra, mas consegue ser mais um trabalho competente e agradável que vale a pena ser recomendado.

Neste seu filme anterior que citei, a personagem de Brit Marling lida com problemas de relacionamento após uma tragédia, ao mesmo tempo em que um novo planeta, semelhante à Terra, é descoberto e se encaminha em nossa direção. Este novo planeta funciona como uma realidade paralela. Em Sound of My Voice a história é diferente, mas se assemelha na mistura que descrevi acima.  Ela interpreta uma líder de um culto secreto que é investigado por um casal de jornalistas. Eles estão interessados em desmascarar seus fundamentos e realizar um documentário sobre o tema. A diferença desta líder do culto para os outros é que ela diz ter vindo do futuro.

 
Em primeiro lugar, um filme baseado em uma inverstigação sobre cultos ou seitas já gera uma certa curiosidade, pelo menos para mim. Para citar alguns exemplos bem interessantes do cinema sobre o tema, vale ver ou rever O Homem de Palha de 1973, já escrito nesse blog, e De Olhos Bem Fechados do Kubrick. Os cultos já são enigmáticos por si só, principalmente pela enormidade de teorias e crenças diferentes que existem por aí e pelo poder, às vezes fascinante, que exercem sobre seus seguidores.

No caso da história, ela não traz grandes reviravoltas, mas intensidade não falta. Desde a cena inicial, quando o casal de jornalistas deve passar por uma espécie de ritual para entrar no grupo, até o seu final, a intensidade se mantém e a dúvida principal fica no ar e pode ter resposta ou não, dependendo da sua interpretação. A narrativa é bem estruturada, inteligente, tensa, mas sem exageros ou sustos, e prende a atenção. O problema é que você ficará com aquela sensação de quero mais...


Enfim, este filme participou do Festival de Sundance nos EUA no ano passado, o principal evento do cinema independente, e gerou certa repercussão por lá. Foi exibido recentemente, infelizmente sem repercussão nenhuma, no Centro Cultural de São Paulo, porém a chance de estrear nos cinemas brasileiros em circuito maior é muito pequena. Provavelmente entrará direto no DVD. Recomendado.

http://www.imdb.com/title/tt1748207

Um comentário:

  1. o site morreu, você me deu excelentes dicas de filmes ao longo dos anos, sempre vinha aqui pra ver se tinha um filme interessante. Não sei se você está escrevendo em outro lugar, mas se estiver, me mande um email, kvothesempere@gmail.com.

    ResponderExcluir