Na maior parte, vou tentar comentar e indicar filmes que estejam um pouco fora do circuito comum, pra trazer algumas novas e diferentes opções. E como gosto de filmes antigos também, alguns vão aparecer.
Lógico que nem sempre as opiniões valerão para todos... cada um realmente tem gosto e interesse diferentes!
Vossos comentários e opiniões serão bem vindos!

Um forte abraço e um aperto de mão leve...

sexta-feira, 16 de março de 2012

UM MISTERIOSO ASSASSINATO EM MANHATTAN - 1993

Mais um Wooody Allen classe A!


Uma oportunidade me fez rever este filme do diretor Woody Allen, que não é considerado um de seus maiores clássicos. Pouco lembrado, infelizmente, tem muitas qualidades que o faz uma realização bem acima da média, além de ser melhor que outros da própria filmografia do diretor. Na verdade, dificilmente um filme de Allen não é, pelo menos, uma realização agradável de se ver.

A história tem como par principal Larry (Woody Allen) e Carol (Diane Keaton), que formam um casal comum de meia idade. Em um determinado dia, conhecem seus vizinhos próximos, um casal mais velho. Surpreendentemente, no dia seguinte, a esposa deste vizinho sofre um ataque cardíaco e morre. A princípio normal, mas alguns acontecimentos fazem com que Carol desconfie que a morte não tenha sido natural. Com uma investigação em mãos e uma possível mudança de rotina, Carol se empolga, mas Larry não leva o caso a sério. Com a ajuda de um amigo, interpretado por Alan Alda, ela tenta desvendar esse mistério. Ao longo dessa investigação, problemas pessoais entre eles virão à tona.

Antes de mais nada, é bom sempre escrever sobre um dos pontos altos de Woddy Allen em suas realizações cinematográficas. Em tempos que acompanhamos novelas, reality shows e alguns filmes que exemplificam diálogos banais e improvisados pelos roteiristas às pressas, nesse filme não há falta de inspiração. Como sempre, os diálogos são inteligentíssimos, bem-humorados e parecem até mais improvisados do que realmente são. E o corpo das histórias do diretor, neste caso uma de mistério, nada mais é do que um belo pano de fundo para sua habilidade em criar momentos divertidos, críticas às relações humanas e um sarcasmo impossível de ser copiado.

Normalmente o elenco dirigido por Allen sempre atua, aparentemente, tão à vontade que parece mesmo uma improvisação do início ao fim. É também muito interessante e prazeroso revê-lo rivalizar seu personagem com Alan Alda, logo após Crimes e Pecados... Há uma química interessante entre os dois quando contracenam juntos, visto nestes dois filmes.

Enfim, é mais um ótimo filme do diretor, sem ser um dos mais consagrados de sua filmografia pelo público. Quem assistir certamente apreciará com um sorriso no rosto do início ao fim. Vale garimpar mais esta obra escondida do incansável Woody Allen.

http://www.imdb.com/title/tt0107507


Nenhum comentário:

Postar um comentário