Na maior parte, vou tentar comentar e indicar filmes que estejam um pouco fora do circuito comum, pra trazer algumas novas e diferentes opções. E como gosto de filmes antigos também, alguns vão aparecer.
Lógico que nem sempre as opiniões valerão para todos... cada um realmente tem gosto e interesse diferentes!
Vossos comentários e opiniões serão bem vindos!

Um forte abraço e um aperto de mão leve...

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

RED, WHITE & BLUE - 2010

Mais um daqueles para quem tem estômago forte!


É bom avisar antecipadamente que este filme poderá gerar um certo desconforto.  É daqueles filmes polêmicos e violentos, mas para quem se interessar ir mais a fundo, o filme não se resume a isso. Além de pegar pesado em algumas cenas, o filme tem seu recado.

O diretor já tem um histórico cinematográfico razoável sobre assuntos polêmicos e não é daqueles que economizam nas cenas indigestas. Pra quem já assistiu seu trabalho anterior, Distúrbio Fatal, sabe que ele tem apreço pelos momentos chocantes. Só que desta vez, para mim, fez um filme melhor e com maior significado do que o anterior... Distúrbio Fatal é estranho demais.

A história acompanha em primeiro lugar, uma jovem que leva uma vida aparentemente sem propósito. Tem um trabalho como empregada em uma pensão que mora e refugia-se de suas preocupações fazendo sexo com estranhos. Aliás, uma de suas características é que não faz sexo duas vezes com a mesma pessoa. Ao longo da história, conhece um cara aparentemente tranquilo que tenta se aproximar dela e mudar seu estilo de vida. Para completar o Red, White and Blue, o terceiro personagem importante do filme será uma das aventuras sexuais da garota.

A violência no filme pode não ser leve, mas passa a sensação de que não é gratuita. Por explorar 3 pessoas com sérios problemas de comportamento, cuja razão pode estar no passado, acompanhamos eles entrando em desespero. Seus objetivos de vida e ações são estranhos... Isso deixa o filme como um ótimo estudo de comportamento. Ao longo da história, você vai se acostumar com qualquer tipo de atitude deles, da melhor a pior. E mesmo com a violência e as cenas fortes, que o diretor não economiza, não dá para saber quem está certo ou quem está errado. E nem vale a pena tentar julgar também.

Recomendado para aqueles que não se impressionam tanto com cenas um pouco mais pesadas...


terça-feira, 16 de agosto de 2011

THE MAN FROM EARTH - 2007

Esse filme pode te surpreender!


Desta vez minha indicação vai para um filme feito para a TV. Dificilmente iria postar um filme pra TV se realmente não achasse que valeria a pena indicar. É uma história bem interessante e vale uma conferida. Nunca lançado no Brasil e também não acredito que será. Não tem os recursos que os filmes de grandes produções tem e o mérito maior fica, definitivamente, para a ótima história de ficção. E é mais um daqueles tipos de filmes que gosto... praticamente apenas um cenário, uma sala.
Vou escrever bem por cima sobre o que se trata a história pois, a graça está na surpresa dela. A própria storyline do filme no IMDb, o maior site de dados sobre cinema, que sempre coloco o link dos filmes nos meus posts, eu aconselho a não ler. No filme, o professor de história John Oldman, após 10 anos lecionando em uma escola, decide se mudar. Faz uma reunião de despedida com alguns de seus colegas, professores de matérias variadas, e revela o porquê de sua mudança, sem revelar para onde vai. Veremos que sua razão para a saída repentina é surpreendente e inicia-se uma extensa discussão entre eles envolvendo biologia, história e religião.
É uma ficção que se segura apenas pela história e pelos diálogos entre os personagens. Não há efeitos especiais e é filmado de forma simples que, pela boa história, poderia até gerar uma produção melhor. Pelo menos, assim penso. Não há grandes filosofias discutidas ou grandes pensamentos, mas, é sim uma ótima história de ficção, bem contada e muito bem amarrada com os fatos. Méritos para o autor que já escreveu para algumas séries de ficção como Twilight Zone e Star Trek. Aliás, o filme tem o estilo Twilight Zone...
Somente o final que me decepcionou um pouco, achei desnecessário pelas surpresas e boas discussões geradas pelo filme, mas, não compromete de forma alguma o resultado final.
Recomendadíssimo, tenho quase certeza que vai te surpreender e você não esquecerá tão rapidamente.
http://www.imdb.com/title/tt0756683

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

2081 - 2009

Curta-metragem que deixa aquele gosto de quero mais! 


Primeiro curta-metragem que escrevo e vale a recomendação. Confesso que não sou dos mais assíduos espectadores de curtas, mas, escrevo porque acho que vale a pena uma conferida neste 2081. O filme é baseado em um conto do Kurt Vonnegut, que já teve antes uma antiga adaptação para as telas de um livro seu chamado Matadouro 5. Confesso que ainda não assisti, mas, pretendo vê-lo em breve. Já procurei para ler um livro seu, sem sucesso, chamado Timequake que chamou minha atenção pela história. E esse 2081 não deixa de trazer, à princípio, uma história bem interessante.
Como Philip K. Dick, o Kurt Vonnegut escreve livros de ficção científica com críticas sociais... talvez o fato de explorar mais as críticas e menos a ação, comparando com Philip, fez com que poucos de seus livros tenham sido adaptados para o cinema.
Na história, estamos no ano de 2081, quando entra em vigor algumas leis que determinam que a população deve ser, obrigatoriamente, igual em todos os sentidos. Criam um comitê que irá controlar os novos rumos para a população. Os mais fortes devem usar pesos para se equipararem aos mais fracos, os mais bonitos usam máscaras e os mais inteligentes usam um aparelho que dispara uma espécie de alarme, caso tenham pensamentos mais inteligentes. Ou seja, as pessoas são niveladas, mas, não por cima.
O filme não chega a ter 30 minutos e esse é o tempo que o diretor tentará passar as mensagens do autor de forma convincente. A história é cheia de simbolismos, metáforas, críticas e é inegável perceber a mensagem do futuro repetindo o passado... o controle e a liberdade. Também vale mencionar a produção caprichada e a trilha sonora que deixa pra trás muitos longas que vemos por aí.
É muito interessante e, obviamente, como falei antes, você vai querer mais...
http://www.imdb.com/title/tt1282015