Drama, guerra, documentário, política, violência...
Assisti nesse último final de semana este que foi o filme que ganhou o prêmio de audiência da última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. É um drama australiano muito bom e forte para quem aprecia histórias verídicas sobre guerras e invasões. Confesso que pouco sabia sobre o acontecido retratado no filme, porém, sabemos muito bem que é mais um entre as diversas barbaridades que já aconteceram e acontecem em diversos cantos do mundo.
É quase um documentário que mostra a invasão e ocupação da Indonésia sobre o Timor Leste em 1975. A base da história é esta invasão, porém, o ponto principal abordado no filme é o desaparecimento de 5 jornalistas australianos que vão cobrir esta ocupação. Para entender estes desaparecimentos e procurar por eles, entra em cena um outro jornalista político australiano, chamado Roger East, que em um primeiro momento, é chamado ao Timor Leste para divulgar os acontecimentos e, de alguma forma, ajudar a trazer um pouco de paz ao lugar.
O filme é mostrado em 3 tempos diferentes... tempo atual, com uma sobrevivente que perdeu quase todos seus familiares nesta ocupação dos indonésios, tempo passado, com os momentos que culminam no desaparecimento dos 5 jornalistas australianos, filmados como flashbacks, e a ação, três semanas após, do Roger East em busca deles.
Pra quem gosta de acontecimentos trágicos e violentos, não irá se decepcionar com este Balibo. A fotografia e ambientação do filme são excelentes, além das ótimas atuações, principalmente do protagonista. É baseado em fatos reais e fica claro a mensagem do diretor que procura mostrar o descaso dos governos envolvidos na tragédia e a violência desencadeada por suas ações. Muitas cenas são bem emotivas, mas, não deixam de passar muito realismo.
Apesar de não ser novidade um filme baseado em acontecimentos trágicos de guerra, Balibo é bem acima da média e vale uma conferida pra quem se interessar. Recomendo
http://www.imdb.com/title/tt1111876