Na maior parte, vou tentar comentar e indicar filmes que estejam um pouco fora do circuito comum, pra trazer algumas novas e diferentes opções. E como gosto de filmes antigos também, alguns vão aparecer.
Lógico que nem sempre as opiniões valerão para todos... cada um realmente tem gosto e interesse diferentes!
Vossos comentários e opiniões serão bem vindos!

Um forte abraço e um aperto de mão leve...

quinta-feira, 28 de julho de 2011

BALIBO - 2009

Drama, guerra, documentário, política, violência...


Assisti nesse último final de semana este que foi o filme que ganhou o prêmio de audiência da última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. É um drama australiano muito bom e forte para quem aprecia histórias verídicas sobre guerras e invasões. Confesso que pouco sabia sobre o acontecido retratado no filme, porém, sabemos muito bem que é mais um entre as diversas barbaridades que já aconteceram e acontecem em diversos cantos do mundo.
É quase um documentário que mostra a invasão e ocupação da Indonésia sobre o Timor Leste em 1975. A base da história é esta invasão, porém, o ponto principal abordado no filme é o desaparecimento de 5 jornalistas australianos que vão cobrir esta ocupação. Para entender estes desaparecimentos e procurar por eles, entra em cena um outro jornalista político australiano, chamado Roger East, que em um primeiro momento, é chamado ao Timor Leste para divulgar os acontecimentos e, de alguma forma, ajudar a trazer um pouco de paz ao lugar.
O filme é mostrado em 3 tempos diferentes... tempo atual, com uma sobrevivente que perdeu quase todos seus familiares nesta ocupação dos indonésios, tempo passado, com os momentos que culminam no desaparecimento dos 5 jornalistas australianos, filmados como flashbacks, e a ação, três semanas após, do Roger East em busca deles.
Pra quem gosta de acontecimentos trágicos e violentos, não irá se decepcionar com este Balibo. A fotografia e ambientação do filme são excelentes, além das ótimas atuações, principalmente do protagonista. É baseado em fatos reais e fica claro a mensagem do diretor que procura mostrar o descaso dos governos envolvidos na tragédia e a violência desencadeada por suas ações. Muitas cenas são bem emotivas, mas, não deixam de passar muito realismo.
Apesar de não ser novidade um filme baseado em acontecimentos trágicos de guerra, Balibo é bem acima da média e vale uma conferida pra quem se interessar. Recomendo
http://www.imdb.com/title/tt1111876

quinta-feira, 14 de julho de 2011

CRIMES E PECADOS - 1989

Woody Allen inspiradíssimo faz um dos seus melhores!


Revi este que não está entre os mais lembrados filmes do Woody Allen como Manhattan, A Rosa Púrpura do Cairo, Hannah e Suas Irmãs ou, até um dos seus recentes sucessos, Vicky Cristina Barcelona... mas, pra mim, se não for o melhor dele, está definitivamente entre os 3 melhores. E olha que gosto bastante de seus filmes, mesmo que alguns sejam menos memoráveis. Dá pra entender que não é possível criar obras-primas todos os anos, visto que sua mente criativa impressionante faz filmes anuais mesmo com quase 80 anos de idade. E, definitivamente, Crimes e Pecados é uma obra-prima!
Neste filme, Allen cria duas histórias paralelas. A primeira conta sobre um oftalmologista, casado há muitos anos, que cultiva um outro relacionamento com uma amante há um bom tempo. Ela decide infernizar sua vida, caso não largue definitivamente de sua esposa. O médico decide então tomar uma atitude. Na outra história, um diretor de documentários chamado Cliff (Woody Allen), tenta há um bom tempo produzir um filme sobre um professor de filosofia, mas, não consegue pela falta de interessados. Pra atrapalhar sua vontade de fazer documentários mais conceituais e intelectuais, Cliff é contratado por seu cunhado, um produtor de TV muito bem sucedido, para fazer um documentário sobre ele.
Allen monta estas duas histórias, que ocorrem paralelamente, em um filme só, e usa duas fórmulas das mais comuns em seus filmes, a comédia e o drama. A história sobre o diretor de documentários é sua habitual comédia sutil, sarcástica e irônica, afiada como nunca, e a outra, sobre o médico com problemas de relacionamento, é também fórmula comum em diversos filmes seus. Além de mostrar, em ambas histórias, desilusões amorosas, discute outros assuntos de forma profunda. No drama, coloca em questão as consequências morais de um ato causado pelo impulso e, na comédia, mostra um diretor intelectual, com grande dificuldade de se firmar pessoal e profissionalmente. Aliás, as melhores piadas estão na relação do personagem Cliff com seu cunhado produtor. Um o oposto do outro em todos os aspectos e trabalhando juntos.
É um Woddy Allen em grande forma... seu humor peculiar está em ótima sintonia com discussões mais sérias. Recomendadíssimo!




quinta-feira, 7 de julho de 2011

ANTIBODIES - 2005

Filme Alemão sobre serial killers renova o gênero.


Filme alemão de suspense psicológico cujo nome original é Antikorper, nunca foi lançado aqui no Brasil, pelo menos até aonde eu sei. Aparentemente é o filme que levou o diretor Christian Alvart a realizar dois outros filmes de orçamentos bem maiores nos Estados Unidos, Caso 39 e Pandorum. Já havia assistido estes dois filmes neste ano mas, Antibodies é mais interessante que os dois juntos. Tem uma premissa que à princípio, lembra muito os filmes do Hannibal Lecter, mas no decorrer da história, veremos uma variação bem interessante.

A história começa com a captura de um procuradíssimo serial killer chamado Gabriel Engel. Esse assassino, acusado de matar brutalmente mais de 10 garotos, também é acusado pelos moradores de uma pequena cidade, pelo assassinato de uma menina... Mortes sempre realizadas com os bons e velhos requintes de crueldade! Aparece então o protagonista da história, o policial com estilo bom moço, Michael Martens, que irá interrogar Engel para descobrir a ligação dele com a menina. Começa então, um jogo psicológico do assassino com o policial, que poderá mexer com os instintos dele e sua fé... A chamada do filme"o mal é um vírus" dará o tom da história.

Filmes sobre serial killers já foram moda há pouco tempo atrás, a popularidade de Seven ajudou bastante na criação de vários, mas Antibodies tem diferenças que me fazem recomendá-lo. O interessante neste filme, é que o foco não está em desvendar a mente do criminoso ou tentar entender o porquê de suas atitudes. A ideia é  mostrar a influência dele sobre outras pessoas, no caso o policial Martens. Acompanhar o policial é que será a parte mais interessante do filme... Mesmo que a atuação do assassino também seja muito boa.

Obviamente, sem comparar com Psicose ou Silêncio dos Inocentes, Antibodies traz novidades para esse estilo de filme e também traz, como os outros citados, uma construção complexa de personagens, além de envolver até discussões religiosas. Os pontos altos e memoráveis do filme estão na abertura e na cena final... Cenas que impressionam e vão te deixar feliz por ter assistido. Recomendado!

http://www.imdb.com/title/tt0337573