Mesmo ganhador de diversos prêmios, inclusive foi nomeado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008, quando perdeu para o ótimo Os Falsários, só fui assistir este filme polonês de guerra na última semana. Deveria ter assistido antes. Pra quem gosta de filmes baseados em acontecimentos da 2º Guerra Mundial, que não são poucos, não irá se decepcionar com esse.
Ambientado durante esta guerra, a história tem por base o massacre na floresta de Katyn, situada na Polônia, onde houve a execução em massa de mais de 15 mil soldados poloneses. À princípio, por serem inimigos diretos, este massacre foi atribuído aos alemães, porém, os reais culpados desta execução não foram os alemães, e sim, os soviéticos. A questão principal do filme é exatamente essa, pois, a história se desenrola mostrando como os soviéticos atribuiram o massacre aos alemães e como isso foi recebido com desconfiança pela população polonesa. E sem dor na consciência divulgaram que "O Exército soviético é o seu único amigo"!
O filme mostra todo o caminho que culminou na execução destes soldados poloneses, tanto pela visão dos próprios soldados quanto pelos parentes próximos. E o foco do filme está em algumas destas pessoas que participaram, direta e indiretamente, destes acontecimentos e como foram suas reações... principalmente mães, esposas e irmãs dos soldados mortos.
E apesar de ter cenas fortes, o filme é um retrato muito bem realizado sobre as diferentes emoções e sentimentos destas pessoas. Emoções que ficam claras pelo fato do próprio diretor ter uma relação bem particular com este acontecimento. Seu pai foi um dos executados nesta floresta.
É um drama de guerra bem acima da média e, aos interessados pelas histórias sobre a 2º Guerra no cinema, não irão se decepcionar.
http://www.imdb.com/title/tt0879843
Um ótimo filme de guerra, uma visão diferente da segunda guerra, saindo do cliche do heroísmo americano.
ResponderExcluir