Aí sim um filme inesperado vindo diretamente da Noruega! Assisti nestes dias e estava curioso pra saber o que ia dar essa história, no mínimo diferente, até por estarmos mais acostumados a ver dramas pesados vindos da Europa, principalmente, do leste e dos países nórdicos. Participou de alguns festivais por lá e teve uma boa e favorável repercussão.
Filmado como um falso documentário, a princípio, não parece uma grande novidade, mas sua realização está bem acima da média. Há uma boa mistura de terror e suspense com humor implícito. Em vários momentos o filme parece uma sátira, mas não cai na comédia em nenhuma parte.
A história conta sobre um grupo de universitários que irá fazer uma reportagem e, de certa forma, investigar algumas mortes misteriosas de ursos que estão ocorrendo nas florestas norueguesas. Com algumas informações coletadas, tentam se aproximar de um possível matador de ursos e acompanhar as suas caçadas. Só que descobrem que ele não é um caçador de ursos e sim, um caçador de Trolls! São umas criaturas folclóricas, mitológicas e mais comuns, pelo que li, nos contos noruegueses... Uma espécie de duendes gigantes misturados com gnomos. No filme, o aparecimento destas criaturas pelas florestas vem sendo disfarçado pelo governo, por intermédio deste caçador e uma equipe especializada. O filme brinca com o folclore dos noruegueses que, com certeza, até pelo fato dos Trolls serem parte de seus contos desde crianças, devem se identificar muito mais com a sátira do que nós.
Este falso documentário se torna bastante realista pela ótima atuação dos atores envolvidos, que ajudam a tornar o filme muito mais interessante. A câmera de mão ágil, que em nenhum momento deixa de passar a impressão de que tudo é real, também é um ponto alto. Algumas cenas chegam realmente a impressionar!
Esperem por um bom entretenimento sem a pretensão de ser um filme cabeça e sim, uma boa e diferente diversão, muito bem realizada e com efeitos especiais dificilmente vistos no cinema independente europeu.
Bem difícil de ser lançado por aqui tão cedo, a saída é baixá-lo pela internet, quem quiser se aventurar nessa ideia...
Só pra constar, a Noruega não está no leste europeu.
ResponderExcluirSem dúvida amigo. Obrigado pela correção. Como a Noruega produz filmes ao estilo do leste europeu, eu quis generalizar. Você está certíssimo, desculpe.
ResponderExcluirAssisti no mês passado e curti!
ResponderExcluirSua descrição foi muito bem feita.
Pra mim, o filme vale um download... ah, lembrando que a legenda é em inglês! Pelo menos foi só a que eu achei! ;-)
Então, já tem ótimas legendas em português no legendas.tv
ResponderExcluirObrigado pelo elogio, o filme não tem muito segredo... é uma boa diversão!
Abs
Cara, você acha que consegue escrever em inglês também? Me escreve no email aqui do perfil!
ResponderExcluir