Interessante suspense psicológico argentino que também esteve entre os participantes da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo neste ano. Tive uma sensação de que o filme fez uma mistura de algumas histórias de suspense e é notável seu estilo Hitchcock. Tem menos de uma hora e meia de filme, porém é o tempo suficiente para criar uma boa trama e prender sua atenção... e isso, o filme faz bem feito.
O filme conta sobre uma esposa que tenta voltar a vida normal de casal quando seu marido, um professor universitário, volta de uma clínica psiquiátrica. Um surto que misturou stress e ciúme o fez atacar seu melhor amigo e sequencialmente sua própria esposa. Ao retornar para casa, o professor, já equilibrado emocionalmente, reencontra, além de sua esposa, seu gato de estimação. Curiosamente, o gato não o reconhece e o ataca, assim que ele resolve brincar com o animal. A partir daí, "el gato desaparece".
É interessante notar que, o diretor leva o telespectador a desconfiar da sanidade do professor desde o início, mesmo que ele demonstre manias não tão incomuns assim... a trilha sonora ajuda nisso! Há uma ambiguidade que se mantém durante a história e a torna interessante de ser assistida. Esse é um dos pontos positivos do filme. Brincando com a sanidade ou insanidade do professor, o foco do filme está em sua esposa que demonstra dificuldade em lidar com seu retorno e lentamente sua desconfiança e medo aumentam, principalmente, pelo estranho sumiço do gato. E pra completar a tensão, o clímax não decepciona.
Recomendo o filme, mas antes de terminar, vale mencionar como é curioso a relação dos gatos com os filmes de suspense. Não são poucos os que existem por aí! Os gatos parecem estar para os filmes de suspense da mesma forma que os cães estão para os infantis. Segundo minha esposa, cachorro serve pra filme de Hollywood e gato pra filme alternativo. Desconfiados e independentes por natureza, eles são um prato cheio para a imaginação criativa maligna das pessoas. E o gato preto é o que sofre mais porque dá até azar para os supersticiosos! Nada contra, até gosto de gatos, mas adivinhem qual a cor do gato neste filme?
http://www.imdb.com/title/tt1841584