Assisti nestes dias o filme Life During Wartime (2008) que é uma continuação, dez anos depois, deste Felicidade (1998), que não teve lá grande repercussão quando foi lançado aqui no Brasil. Os dois filmes são dramas polêmicos realizados pelo mesmo diretor, Todd Solondz, e são dramas centrados em relacionamentos familiares. Mesmo assistindo a continuação, resolvi escrever sobre o filme Felicidade por considerar melhor e obrigatório para aqueles que procuram filmes polêmicos de qualidade.
O filme gira em torno, basicamente, de três irmãs e o relacionamento entre elas e seus familiares. São pessoas, no geral, de classe média que vivem vidas aparentemente normais e com problemas de relacionamentos comuns do dia a dia, com o marido, esposa, filhos e etc... Só que, ao longo do filme, descobriremos alguns segredos que mostrarão o contrário. O mais importante, para quem não viu o filme ainda, é não expor as características dos personagens, até para não estragar as surpresas.
O filme aborda estes relacionamentos com histórias, na maior parte, perturbadoras, porém a grande sacada do diretor é tratar com muito humor implícito, característica de outros de seus filmes. Impressionante como ele mostra situações bizarras e constrangedoras que normalmente acharíamos absurdas, mas possivelmente você vai preferir rir.
Na continuação Life During Wartime, o diretor mostra, a vida dos mesmos personagens dez anos depois, porém interpretados por outros atores. E como esta sequência tem os mesmos elementos polêmicos de seu antecessor, as surpresas e choques do primeiro filme já são até esperados, mas o mais interessante é ver que o humor negro e o sarcasmo do diretor continuam afiados.
Para quem gostou de Beleza Americana, Felicidade vai além e pode ser uma grande opção por também mostrar relacionamentos familiares difíceis, só que com temas ainda mais fortes. Se possível, assista na sequência a continuação... Aí sim, pode ser uma boa experiência, que não fiz, e que deve valer a pena!
http://www.imdb.com/title/tt0147612
Esse filme é doente.
ResponderExcluir