Na maior parte, vou tentar comentar e indicar filmes que estejam um pouco fora do circuito comum, pra trazer algumas novas e diferentes opções. E como gosto de filmes antigos também, alguns vão aparecer.
Lógico que nem sempre as opiniões valerão para todos... cada um realmente tem gosto e interesse diferentes!
Vossos comentários e opiniões serão bem vindos!

Um forte abraço e um aperto de mão leve...

quarta-feira, 25 de maio de 2011

KATYN - 2007

"O Exército soviético é o seu único amigo"


Mesmo ganhador de diversos prêmios, inclusive foi nomeado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008, quando perdeu para o ótimo Os Falsários, só fui assistir este filme polonês de guerra na última semana. Deveria ter assistido antes. Pra quem gosta de filmes baseados em acontecimentos da 2º Guerra Mundial, que não são poucos, não irá se decepcionar com esse.

Ambientado durante esta guerra, a história tem por base o massacre na floresta de Katyn, situada na Polônia, onde houve a execução em massa de mais de 15 mil soldados poloneses. À princípio, por serem inimigos diretos, este massacre foi atribuído aos alemães, porém, os reais culpados desta execução não foram os alemães, e sim, os soviéticos. A questão principal do filme é exatamente essa, pois, a história se desenrola mostrando como os soviéticos atribuiram o massacre aos alemães e como isso foi recebido com desconfiança pela população polonesa. E sem dor na consciência divulgaram que "O Exército soviético é o seu único amigo"!

O filme mostra todo o caminho que culminou na execução destes soldados poloneses, tanto pela visão dos próprios soldados quanto pelos parentes próximos. E o foco do filme está em algumas destas pessoas que participaram, direta e indiretamente, destes acontecimentos e como foram suas reações... principalmente mães, esposas e irmãs dos soldados mortos.

E apesar de ter cenas fortes, o filme é um retrato muito bem realizado sobre as diferentes emoções e sentimentos destas pessoas. Emoções que ficam claras pelo fato do próprio diretor ter uma relação bem particular com este acontecimento. Seu pai foi um dos executados nesta floresta.

É um drama de guerra bem acima da média e, aos interessados pelas histórias sobre a 2º Guerra no cinema, não irão se decepcionar.

http://www.imdb.com/title/tt0879843

terça-feira, 17 de maio de 2011

LOS OJOS DE JULIA - 2010

Cinema espanhol traz mais um bom suspense/terror.


Recentemente escrevi aqui sobre um bom suspense psicológico espanhol chamado El Habitante Incierto, dirigido pelo diretor Guillem Morales. Curiosamente, após alguns dias, descobri este que é o mais recente filme realizado por este mesmo diretor. Desta vez, seu filme tem por trás a produção de Guillermo Del Toro (Labirinto del Fauno) que, ao mesmo tempo que dá maior credibilidade, também aumenta a expectativa, porém, a boa notícia é que o resultado final não decepciona. E é bom saber que ainda temos opções interessantes para estes gêneros hoje em dia.
Antes de mais nada, a história do filme tem como base duas irmãs gêmeas, Julia e Sara, que possuem uma doença degenerativa que pode levar a cegueira total. Com essa base, vamos a primeira cena do filme, o suicídio de Sara. Por estar cega há um ano, a razão apontada para sua morte é a sua dificuldade em lidar com a deficiência. Acontece que, como as irmãs não se falavam há seis meses, Julia se sente em parte culpada por não ter dado a devida atenção para sua irmã e decide entender um pouco mais sobre o dia a dia de Sara nos últimos meses. Conhece alguns de seus vizinhos esquisitos, visita o centro de cegos que Sara frequentava e descobre um possível relacionamento dela com um homem que, estranhamente, ninguém consegue descrevê-lo. Ao mesmo tempo que começa a desconfiar que algo está errado, Julia também vivencia alguns acontecimentos estranhos.
Como disse antes, atualmente não é fácil encontrar um filme com uma trama de suspense e terror que te envolva e surpreenda, além do essencial para um filme deste tipo... trazer sustos criativos e convincentes! E nesses quesitos, o filme atende bem as expectativas. Mesmo que ao longo do filme você não veja grandes inovações, o interessante é que, diferentemente de seu filme anterior, El Habitante Incierto, quando o mesmo diretor preferiu confundir o espectador e não trazer respostas fáceis, em Los Ojos de Julia ele faz o contrário e facilita nosso trabalho para desvendar a trama. Isso mostra que o foco do filme é outro. Mesmo que previsível em algumas partes, o diretor mostra sua criatividade quando foca na perspectiva de Julia, tornando a filmagem mais escura e menos visível no desenrolar da trama... melhor parar por aqui para não estragar algumas surpresas.
Recomendado aos que gostam da mistura dos dois gêneros e não encontram com facilidade boas realizações atualmente.
http://www.imdb.com/title/tt1512685

quarta-feira, 4 de maio de 2011

LAST NIGHT - 2010

Drama e romance que surpreende e vale a pena!


Primeiro drama/romance que escrevo por aqui e não escrevo à toa. Esse gênero está longe de ser um dos meus favoritos, mas, este foi um filme que me surpreendeu positivamente... importante não confundir com comédia romântica. Alguns exemplos como Closer e Foi Apenas um Sonho, me chamaram a atenção nos últimos anos por serem dramas muito interessantes sobre relacionamentos de casais. Esses filmes, como também este Last Night, mostram diferentes perspectivas de muitos destes relacionamentos.
A história se passa em Nova York, porém, o casal protagonista, Joanna e Michael, é inglês... os sotaques são inconfundíveis. Casados há alguns anos, é possível perceber que se gostam e possuem um relacionamento aparentemente sólido.
O filme começa quando o casal participa de uma festa onde Joanna conhece uma nova parceira de trabalho de Michael. Como ele não havia comentado sobre esta nova colega e, ainda por cima, viajará com ela para uma reunião comercial no outro dia, o ciúmes é inevitável e discutem até o dia seguinte, quando ele fará essa viagem. A partir daí, a história se divide em duas partes. Se por um lado, o filme mostra como será a relação de Michael com sua nova colega de trabalho durante a viagem, por outro lado, neste mesmo dia, Joanna reencontra um ex-namorado que nunca esqueceu.
O apelo do filme é dramático, como em Closer, e te deixa na dúvida se eles realmente serão capazes de fazer o que realmente querem fazer. Além disso, o desenvolvimento do filme pode até parecer lento, mas, parece proposital para que a expectativa de quem assiste aumente gradativamente até a ótima cena final.
No geral, para mim, o filme traz um olhar honesto em relação aos relacionamentos amorosos... claro que não se pode generalizar, mas, me parece uma história bem consistente e sem frescura. Faz parte de um gênero que não procuro muito, mas, o resultado final é o que realmente interessa, ou seja, o filme vale a procura e é uma boa opção.
http://www.imdb.com/title/tt1294688