Na maior parte, vou tentar comentar e indicar filmes que estejam um pouco fora do circuito comum, pra trazer algumas novas e diferentes opções. E como gosto de filmes antigos também, alguns vão aparecer.
Lógico que nem sempre as opiniões valerão para todos... cada um realmente tem gosto e interesse diferentes!
Vossos comentários e opiniões serão bem vindos!

Um forte abraço e um aperto de mão leve...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

THE SUNSET LIMITED - 2010

Ótima indicação de filme que estou repassando!


Antes de mais nada, gostaria de inicialmente agradecer esta recomendação do Daniel, um de nossos participantes aqui do blog. Essa indicação mostra como é bacana escrever nesse blog e saber que outros também compartilham a ideia de que tem muita coisa boa fora do circuito comum. E esse filme faz parte certamente das coisas boas! Dirigido pelo velho conhecido das telas Tommy Lee Jones, é o segundo filme feito para a TV que escrevo no blog e é mais um que vale mesmo a recomendação. Ele também atua no filme e contracena com Samuel L Jackson, também conhecidíssimo com seu vasto currículo cinematográfico...
A dinâmica da história segue o estilo teatral com apenas um cenário e é baseada na peça do Cormac Mccarthy, autor de outros livros também adaptados para as telas como A Estrada e Onde os Fracos Não Tem Vez. Já no início somos apresentados aos dois únicos personagens do filme, Tommy Lee Jones, que interpreta um professor que tenta o suicídio, e Samuel Jackson, um ex-presidiário que evita este acontecimento. Jackson, religioso praticante, acredita que tenha salvo Jones por uma intervenção divina, porém Jones, ateu, não o agradece e ainda o critica por ter atrapalhado o seu desejo de morte.
Esta pequena sinopse já é apresentada nos primeiros 5 minutos e é o ponto de partida para desencadear uma discussão contínua sobre fé, vida, morte, erros, acertos, entre outros vários assuntos. Suas opiniões divergem quase sempre, mas o interessante é que ambos as defendem com segurança e clareza, de acordo com suas crenças. O estudioso professor é um pessimista que não vê solução para o mundo e prefere não mais participar dele. O outro é um ex-preso que tem uma vida difícil e, ao contrário, é um otimista e segue pregando o nome de Deus para salvar os descrentes.
Não há nomes para os personagens, fato confirmado depois nos créditos finais quando são apresentados como Black e White. E essa diferença de cor não é mera concidência. 
Não acredito que seja um filme para todos, o formato de um cenário só, com apenas dois personagens discutindo durante uma hora e meia de filme, não é o tipo de história que chama a atenção do público em geral, mas quem achar interessante a ideia, vai gostar. E Samuel Jackson está espetacular como sempre!
Fica aqui novamente o agradecimento por esta indicação do Daniel que aproveito para recomendar também.
http://www.imdb.com/title/tt1510938

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CONFIAR - 2010

David Schwimmer na direção é a boa surpresa!


Estreiou nos cinemas, no final de semana passado, este drama que é sim uma boa surpresa. O filme tem na direção David Schwimmer, mais popularmente conhecido pelo personagem Ross no seriado Friends! Até lembro que alguns dos episódios da série eram dirigidos por ele, mas, é sempre curioso saber o destino de atores que participam de seriados muito famosos... a grande maioria não emplaca depois. O importante a dizer é que o "Ross" parece estar no caminho certo.
A história lembra de início o Hard Candy (Menina Má.com) e conta sobre uma adolescente que começa a se relacionar através de um chat online com um garoto. Só que, com o tempo e ao conhecê-lo pessoalmente, descobre que ele não é o que aparentava ser. A partir daí, algo acontecerá e mudará seu relacionamento familiar, principalmente, seu relacionamento com o pai, interpretado pelo Clive Owen.
Nada tão original, mas, certamente, não espere um filme previsível. Sempre mantendo o foco no pai e em sua filha, o resultado final está bem acima da média. É um drama que cresce em suspense e traz situações que poderão nos enganar e nos levar para caminhos diferentes daqueles que esperaríamos.
E mesmo que, aparentemente, passe a ideia clichê de ser um filme do tipo denúncia ou um alerta para os pais sobre riscos dos relacionamentos online de seus filhos, o filme é muito mais que isso e, em nenhum momento, tenta ser moralista demais ou do tipo emocional "água com açucar"... méritos para o diretor quase estreiante que traz questões atuais e polêmicas, com diferentes resoluções, além de dar a trama profundidade e complexidade, sem cansar a quem assiste.
Vale mencionar a ótima atuação da adolescente, que ainda não havia visto antes em nenhum filme, e a atuação do elenco em geral. Interessante também acompanhar alguns personagens coadjuvantes que, em alguns diálogos e algumas cenas, poderão contribuir para as discussões após o final do filme.
Recomendado para procurar ainda nos cinemas!
http://www.imdb.com/title/tt1529572