Na maior parte, vou tentar comentar e indicar filmes que estejam um pouco fora do circuito comum, pra trazer algumas novas e diferentes opções. E como gosto de filmes antigos também, alguns vão aparecer.
Lógico que nem sempre as opiniões valerão para todos... cada um realmente tem gosto e interesse diferentes!
Vossos comentários e opiniões serão bem vindos!

Um forte abraço e um aperto de mão leve...

terça-feira, 20 de setembro de 2011

12 HOMENS E UMA SENTENÇA - 1957

Um clássico, uma obra-prima.


Revi nestes dias este que é um grandioso clássico dos filmes sobre tribunais. Pra mim, o melhor que já vi neste assunto. É realmente uma verdadeira obra-prima! Muito mais que um julgamento sobre a inocência ou culpa de um réu, o filme é um entendimento sobre o comportamento humano e em como somos diferentes em diversos aspectos. O filme tem uma hora e meia e passa 99% dentro de uma sala. Mais um daqueles tipos de filme que poucos conseguiriam realizar pela dificuldade de prender a atenção do espectador apenas pelos diálogos.
Como disse antes, a história se passa em um mesmo cenário, uma sala onde 12 jurados deverão culpar ou inocentar um garoto pelo assassinato de seu pai. Todas as evidências, e não são poucas, direcionam para a morte do pai pelo rapaz, porém, um dos jurados não está completamente convencido e questiona se as provas são suficientes ou não para a condenação do acusado. A partir daí, inicia-se uma discussão longa entre eles que poderá mudar suas opiniões ou não. História perfeita para uma peça teatral.
Nesta premissa, aparentemente simples, o diretor Sidney Lumet desenvolve uma história complexa e profunda. Diferentemente dos filmes de tribunais comuns que focam em tramas para desvendar se o acusado cometeu o crime ou não, nesse filme, o foco está nos jurados, cujos personagens foram propositalmente desenvolvidos para mostrar seus comportamentos diferentes. É uma longa discussão que irá expor diferentes opiniões e convicções sobre preconceito, ética e moral mostrando a importância da democracia, visto que, a condenação pelo júri não acontece caso, pelo menos, uma pessoa tenha dúvida sobre a culpa. E fique tranquilo que esta discussão nunca se torna cansativa.
Além de ser um dos grandes filmes do cinema em geral, pra quem se interessa por estudos sobre o comportamento humano, é um prato cheio. Para os estudantes de direito é essencial... e pra quem gosta de cinema, é obrigatório!
http://www.imdb.com/title/tt0050083