Filmado todo em preto e branco, a história é narrada por um professor de um vilarejo pequeno na Alemanha no início do século 20. A base, para a história narrada por ele, são alguns acontecimentos estranhos que começam a acontecer sem que haja explicação ou culpado. Mas, apesar destes acontecimentos misteriosos, o que vemos é uma história sobre uma comunidade antiga e tradicionalista que defende seus valores morais, mas, no fundo, esconde diversos segredos. Adultério, incesto, maus tratos as mulheres, para citar alguns... ou seja, o clima de maldade impera!
Muito se falou, quando lançaram o filme neste ano (ganhou a Palma de Ouro em Cannes e também foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro), sobre a relação do filme com o início do nazismo... e parece que as semelhanças não são poucas. Não faltam mulheres submissas e homens autoritários, além de crianças que praticamente só demonstram frieza e ódio. E nessa maldade geral e falta de compaixão, ainda assim, existe um ou outro capaz de demonstrar algum sentimento bom. A atuação das crianças no filme impressiona!
Confesso que não é um filme para todos os gostos, mas, vale muito a pena para quem procura filmes que mostram estes comportamentos e conflitos de uma forma, às vezes, um pouco pesada.
Acho que quem gostou de Dogville também vai gostar deste.
http://www.imdb.com/title/tt1149362
Nenhum comentário:
Postar um comentário